Um padre indiano explica porque o Yoga ou o Reiki têm efeitos perniciosos em um cristão, podemos chamar a Europa de cristã agora? Não, é certo que a Europa apagou de sua vida todos seus valores e conceitos cristãos? Por que se envergonha a Europa de reconhecer suas raízes cristãs?

ReligionenLibertad.com

Un cura indio explica por qué el Yoga o el Reiki tienen efectos perniciosos en un cristiano

Um padre indiano explica porque o Yoga ou o Reiki têm efeitos perniciosos em um cristão, podemos chamar a Europa de cristã agora? Não, é certo que a Europa apagou de sua vida todos seus valores e conceitos cristãos? Por que se envergonha a Europa de reconhecer suas raízes cristãs? Onde estão os valores morais e a ética que há séculos se praticavam na Europa e que foram levados para outras civilizações e culturas através da proclamação corajosa do Evangelho de Cristo? Por seus frutos conhecereis a árvore!

Padre James Manjackal M.S.F.S

Disse o sacerdote que 80 por cento dos cristãos que mergulharam no Yoga, Reiki ou a reencarnação, perderam sua fé.

ReL – 29 janeiro 2012 –

O Padre James Manjackal M.S.F.S é um conhecido sacerdote católico que dá a volta ao mundo pregando em retiros, dirigindo convenções e serviços de cura, dirigindo Escolas de Evangelização e iniciando missões entre os muçulmanos no Golfo da Arábia.

Em 1989 fundou “Charis Bhavan”, o renomado centro carismático de retiros em Kerala, sendo seu diretor e superior durante 6 anos.

Sendo indiano, do estado de Kerala, é um grande conhecedor das correntes espirituais que nascem no Oriente, em especial o Yoga, a Nova Era, o Reiki… e acaba de alertar em uma conferência que “Yoga e cristianismo são incompatíveis”.

Para seu interesse, ReL reproduz a conferência na íntegra:

Indiano e sacerdote católico
«Como cristão católico nascido no seio de uma família católica tradicional em Kerala, na Índia, porém tendo vivido entre hindus; e agora como religioso, sacerdote católico e pregador carismático em 60 países dos cinco continentes, creio que tenho algo que dizer sobre os efeitos perniciosos que tem o yoga na vida e na espiritualidade cristã.

»Sei que existe um interesse crescente pelo yoga em todo o mundo, inclusive entre os cristãos e que também esse interesse se estende a outras práticas esotéricas e da Nova Era como o Reiki, a reencarnação, a acupressura, a acupuntura, a cura prânica ou pranoterapia, a reflexiologia, etc. métodos sobre os quais o Vaticano tem prevenido e avisado em seu documento “Jesus Cristo, portador da água da vida”.

Confusão sobre o Yoga
»Para alguns o Yoga é um meio de relaxamento e de alívio da tensão, para outros é um exercício que promove a saúde e o estar em forma e, para uma minoria, é um meio para a cura de enfermidades.

»Na mente do católico médio, ou seja leigo ou do clero, há muita confusão pois o Yoga segundo se promove entre os católicos não é exclusivamente nem uma disciplina relacionada com a saúde nem uma disciplina espiritual mas que algumas vezes é uma coisa, outras vezes a outra, e frequentemente uma mescla das duas.

»Poré o fato é que o Yoga é principalmente uma disciplina espiritual e sei que inclusive existem sacerdotes e irmãs em seminários e noviciados que aconselham o Yoga como uma ajuda para a meditação e para a oração.

»É triste que hoje em dia, muitos católicos estejam perdendo a confiança nas grandes práticas espirituais e místicas para a oração e a disciplina que receberam de grandes santos como Ignácio de Loyola, Francisco de Assis, Francisco de Sales, Santa Teresa de Ávila, etc. e agora sigam a espiritualidades e místicas orientais que provém do Hinduísmo e do Budismo.

»A este respeito, um cristão sincero deveria se informar sobre a compatibilidade do Yoga com a espiritualidade cristã e sobre a conveniência de incorporar suas técnicas na oração e na meditação cristãs.

Yoga é uma união com uma divindade impessoal
» O que é o Yoga? A palavra Yoga significa “união”, o objetivo do Yoga é unir o eu transitório (temporal), “JIVA” com o (eu eterno) infinito “BRAHMA”, o conceito hindu de Deus. Este Deus não é um Deus pessoal, mas que é uma substância impessoal espiritual que é um com a natureza e o cosmos.

»Brahma é uma substância impessoal e divina que “impregna, envolve e é subjacente em tudo”. O Yoga tem suas raízes nos Upanishads hindus que son anteriores ao ano 1000 a.C., e diz sobre o Yoga que “une a luz dentro de ti com a luz de Brahma”.

»“O absoluto é em si mesmo” dizem os Upanishads Chandogya, “TAT TUAM ASI” ou “ESO ERES TÚ”. O Divino habita dentro de cada um através de Seu representante microcósmico – o eu individual chamado Jiva.

»No Bhagavad Gita, o senhor Krishna descreve o Jiva como “minha própria parte eterna”, e afirma que “a alegria do yoga lhe chega ao yogue que é um com Brahman”.

As oito vias do Yoga
No ano 150 a.C, o yogue Patanjali explicou as oito vias que guiam as práticas do Yoga da ignorância à iluminação. As oito vias são como uma escada. São:

– auto-control (yama)
– prática religiosa (niyama)
– posturas (asana)
– exercícios de respiração (pranayama)
– controle dos sentidos (pratyahara)
– concentração (dharana)
– contemplaçao profunda (dhyana)
– iluminação (samadhi).

»Aqui é interessante observar que as posturas e os exercícios de respiração, que frequentemente são considerados no ocidente como todo o Yoga, são os passos 3 e 4 até a união com Brahma.

O Yoga é uma disciplina espiritual
»O Yoga não é só um sistema elaborado de posturas e de exercícios físicos, é uma disciplina espiritual que apregoa levar a alma ao samadhi, a união total com o ser divino. O samadhi é o estado em que o natural e o divino se convertem em um, o homem e Deus chegam a ser um sem nenhuma diferença. (Brad Scott: Exercício ou prática religiosa? Yoga: O que o professor nunca lhe ensinou em uma aula de Hatha Yoga” no Watchman Expositor Vol. 18, No. 2, 2001).

Quando te citam a Bíblia com chave panteísta
»Este enfoque do Yoga é radicalmente contrário ao Cristianismo, onde claramente há uma distinção entre Criador e criatura, entre Deus e o homem. No Cristianismo, Deus é o “Outro” e nunca “o mesmo”.

»É triste que alguns promotores do Yoga, Reiki ou de outras disciplinas ou meditaciones distorcem algumas citacões da B[iblia ao citá-las isoladas para corroborar seus argumentos tais como: “sois templo de Deus” “a água viva flui em ti”, “estareis em Mim e Eu estarei em vós” “já não sou eu quem vive, é Cristo quem vive em mim” etc. sem entender o contexto nem o significado destas palavras da Bíblia.

»Existem pessoas que retratam Jesus inclusive como un yogue como atualmente podemos ver em imagens de Jesus em conventos, capelas e presbitérios – Jesus está representado com posturas de meditação de yogue!”.

»Dizer que Jesus é “um yogue” é denegrir Sua divindade, santidade e perfeição intrínseca e insinua que Ele tinha uma natureza imperfeita sujeita à ignorância e à ilusão (Maya), e que necessitou ser libertado de sua condição humana mediante a prática e a disciplina do yoga.

O Yoga é panteísta
»O yoga é incompatível com a espiritualidade cristã porque é panteísta (ao dizer “Deus é tudo e tudo é Deus”), e sustenta que existe uma realidade única e todo resto é ilusão ou Maya. Se só existe uma realidade e todo resto é ilusório, não pode ter nenhuma relação nem amor.

»O Centro da fé Cristã é a fé na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas em um só Deus, o modelo perfeito de uma relação de amor.
O Cristianismo é todo sobre relações com Deus e entre os homens. “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo teu coração com toda tua alma e toda tua mente. Este é o principal e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a este: Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22: 37-39).

Não existe diferença entre o bem e o mal
»No Hinduísmo, o bem e o mal, mesmo a dor e o prazer são ilusórios (Maya) e portanto irreais. Vivekananda, o ícone mais respeitado do Hinduísmo moderno, dizia: “o bem e o mal são um e o mesmo” (Vivekananda. “The yogas and other Works”, publicado por Ramakrishna Vivekananda Centre NY, 1953). No Cristianismo, a questão controvertida do pecado como uma ofensa contra a Santidade de Deus é inseparável para nossa fé, porque o pecado é a razão pela qual necessitamos de um Salvador. A Encarnação, a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus são para nós meios de salvação, ou seja, para libertar-nos do pecado e de suas consequências. Não podemos ignorar esta diferença fundamental na hora de absorver a Espiritualidade Cristã e o Yoga e em outras técnicas de meditação orientais.

Uma prática pagã
»No melhor dos casos o Yoga é uma prática pagã e no pior é uma prática oculta.
Esta é a religião do anti-cristo (o homem que se fez Deus) e pela primeira vez na história está sendo praticada freneticamente no mundo ocidental e na América.

»É ridículo que mestres do Yoga levem inclusive uma cruz ou algum símbolo cristão, enganam as pessoas dizendo que o Yoga não tem nada a ver com o Hinduísmo e dizem que é só questão de aceitar outras culturas. Outros tem tentado mascarar o Yoga com apelativos cristãos denominando-os “Yoga Cristão”.

»Esta não é uma questão de aceitar a cultura de outro povo, é uma questão de aceitar outra religião que é insignificante para a nossa religião e conceitos religiosos.

Difundida no Ocidente
»É uma pena que o Yoga se tenha expandido tão freneticamente desde os jardins de infância até todo tipo de instituições de medicina, psicologia etc. chamando-se a si mesmo ciência quando não o é em absoluto; e está se vendendo sob a etiqueta de “terapia de relaxamento”, “auto-hipnose”, “visualização criativa”, ”centralização”, etc.

»O Hatha Yoga, está amplamente difundido na Europa e na América como método de relaxamento e como exercício não esgotante, é um dos seis sistemas reconhecidos do Hinduísmo ortodoxo, é em sua origem religioso e místico, e é a forma mais perigosa do Yoga (Dave Hunt, “the seduction of Christianity” página 110).

»Recordem as palavras de São Paulo: “Não vos maravilheis, pois também Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Cor 11, 14). É certo que muitas pessoas se curaram por meio do Yoga e de outras formas orientais de meditação e oração. Aqui é onde os cristãos deveriam se perguntar a si mesmos se necessitam de uma cura e benefícios materiais ou ao seu Deus, Jesus Cristo em que creem, e Quem é a fonte de todas as curas e da boa saúde.

O desejo de ser Deus
»O desejo de chegar a ser Deus é o primeiro e o segundo pecado na história da criação conforme está registrado cronologicamente na Bíblia: “Dizias-te em teu coração: O céu escalarei, acima das estrelas de Deus levantarei meu trono; no monte da assembleia me sentarei, no último do norte. Subirei às alturas das nuvens, serei igual ao altíssimo” (Is 14: 13-14). A serpente disse para a muher: “Não, não morrereis! Bem, Deus sabe que no momento em que comam se abrirão seus olhos e serão como deuses conhecedores do bem e do mal” (Gn 3, 4-5).

»A filosofia e a prática do Yoga são baseados na crença de que o homem e Deus são um. Ensina-se a por ênfase em si mesmo em lugar do Único e Verdadeiro Deus. Anima-se os que participam a buscar as respostas aos problemas e questões da vida em sua mente e em sua consciência em vez de buscar soluções na Palavra de Deus através do Espírito Santo, como acontece no cristianismo. Ele deixa você, sem lugar a dúvida, exposto ao engano do inimigo de Deus que busca vítimas para que as possa arrancar de Deus e da Igreja (1 Ped 5, 8).

Uma Europa envergonhada de si mesma
»Nos últimos oito anos, tenho pregado a palavra de Deus principalmente nos países europeus que em outros tempos foram o berço do cristianismo, e de onde saíram evangelizadores e missionários, mártires e santos.
Podemos chamar a Europa de cristã agora? Não, é certo que a Europa apagou de sua vida todos seus valores e conceitos cristãos? Por que se envergonha a Europa de reconhecer suas raízes cristãs? Onde estão os valores morais e a ética que há séculos se praticavam na Europa e que foram levados para outras civilizações e culturas através da proclamação corajosa do Evangelho de Cristo? Por seus frutos conhecereis a árvore!

»Eu creio que estas dúvidas e confusões, a apostasia e infidelidade, a frieza religiosa e a indiferença chegaram na Europa a partir de quando foram introduzidos no Ocidente a mística e as meditações orientais, as práticas esotéricas e as da Nova Era.

Do yoga ao demoníaco
»Em meus retiros carismáticos, a maioria dos participantes vêm com diferentes problemas morais, espirituais, físicos ou psíquicos para serem libertados e curados e para receber uma nova vida mediante a força do Espírito Santo.

»Com toda a sinceridade de meu coração, posso dizer que entre 80% e 90% dos participantes esperimentaram o Yoga, o Reiki, creem na reencarnação, etc. que são práticas religiosas orientais. Ali perderam a fé em Jesus e na Igreja.

»Na Croácia, Bósnia, Alemanha, Áustria e Itália temos tido casos claros em que indivíduos possuídos pelo poder da escuridão gritavam “Eu sou Reiki”, “Eu sou o Sr. Yoga”. Eles mesmos se identificavam com estes conceitos como se fossem pessoas enquanto eu dirigia uma oração de cura para eles. Posteriormente tive que fazer uma oração de libertação sobre eles para libertá-los da possessão do maligno.

Não há nada mal no Yoga?
»Existem pessoas que dizem: “Não há nada de mal na prática destes exercícios, basta em não crer na filosofia que há detrás”. No entanto os promotores do Yoga, Reiki, etc, afirman claramente que la filosofia e a prática são inseparáveis.

Um cristão não pode aceitar o Yoga
»Por isso um cristão não pode em nenhum caso aceitar a filosofia e a prática do yoga, porque o Cristianismo e o Yoga são dois pontos de vista que se excluem mutuamente. O Cristianismo vê o pecado como o principal problema do homem, o considera como um fracasso a hora de se ajustar tanto aos padrões como ao caráter de un Deus moralmente perfeito. O hombre está distanciado de Deus e necessita de reconciliação.

Cristo é a solução para o homem
»A solução é Jesus “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” . Pela morte de Jesus na cruz, Deus reconciliou consigo o mundo. Agora chama os homenspar a receber com liberdade todos os frutos de sua salvação só através da fé em Cristo.

»À diferença do Yoga, o Cristianismo vê a redenção como um presente gratuito que só pode ser recebido e não ganhado ou alcançado através do próprio esforço ou com obras.

»O que se necessita hoje na Europa e em muitos lugares é a proclamação enérgica da mensagem de Cristo que vem da Bíblia e que é interpretada pela Igreja para evitar dúvidas e confusões que se difundem no Ocidente entre muitos cristãos, e levá-los ao Caminho, a Verdade e a Vida: Jesus Cristo. Só a verdade pode fazer-nos livres».

Gostou desse artigo? Comente-o com teus amigos e conhecidos:

http://www.religionenlibertad.com/un-cura-indio-explica-por-que-el-yoga-o-el-reiki-20368.htm

por euvimparaquetodostenhamvida