A virtude da alegria foi uma das que mais brilhou na vida de São Felipe, alegria na pureza e na caridade fraterna.

san felipe neri frases

Histórias de São Felipe Neri

“DEUS SE ALEGRA CONOSCO”

“Esse inimigo da alma deve ser atacado sem trégua nem contemplações”

Um dia que estava lendo um livro de humor, muito engraçado, começou a rir-se às gargalhadas. Outro religioso, molestado por sua atitude, o repreendeu dizendo-lhe:

– Os sacerdotes não devem rir ruidosamente.

Felipe, conservando seu brilhante sorriso, lhe respondeu:

– O Senhor Deus é bom, como não vai alegrar-se de que seus filhos riam? A tristeza nos faz dobrar o pescoço e não nos permite olhar o Céu. Devemos combater a tristeza, não a alegria.

A virtude da alegria foi uma das que mais brilhou na vida de São Felipe, alegria na pureza e na caridade fraterna.

“ÁGUA MÁGICA”

“A graça aperfeiçoa inclusive o sentido comum”

Uma mulher, com a língua solta foi a ver o santo para pedir-lhe conselho.

-Meu marido e eu não conseguimos pôr-nos de acordo. Nós brigamos por tudo. E o pior é que ele me pega, eu grito, os vizinhos acodem…Creia-me, Padre!, é um verdadeiro inferno. O que me aconselha?

-Boa senhora, tenho justamente o que você necessita, um remédio infalível, um cura-tudo milagroso. Toma este frasco; quando vosso marido começar a brigar, beba um gole e mantenha-o um momento na boca. Faça sempre o mesmo quando esteja iniciando a discusão. Verá que o resultado será seguro.

Alguns dias depois, a mulher voltou com a frasco vazio.

-Sucedeu exatamente como o senhor disse, padre Felipe. Funcionou! Meu marido segue brigando, porém eu estou curada. Dê-me outra desse frasco.

-Com gosto-sorriu o sábio Felipe entregando-lhe outro frasco de água pura recolhida da fonte.

por euvimparaquetodostenhamvida